Inglês

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: PAA04
Sigla: ING
Secção/Departamento: Cultura, Línguas e Literaturas
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PAA 3
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Elisabete Cristina Simões Lopes
Corpo docente: Sandra Isabel Baptista Saraiva

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Melhorar a qualidade da língua inglesa falada;
- Desenvolver técnicas de falar, escrever e comunicar instruções de forma correta;
- Desenvolver formas de trabalho que permitam a leitura, análise e a compreensão de conteúdos da área do audiovisual para fins profissionais;
- Produzir textos e outros materiais como suporte de projetos na área audiovisual.

Conteúdos programáticos

- Apresentações orais para fins profissionais na área dos media e da comunicação audiovisual;
- Apresentar projetos de trabalho e trabalhar em equipa;
- Leitura de textos de fontes diversificadas e de dificuldade específica para apoio a projetos audiovisuais;
- Visionamento de produtos A/V e discussão oral em seminários presenciais intensivos;
- Trabalho com documentos provenientes de fontes diversas e em diversos suportes para produzir documentos na área de audiovisual.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão bem articulados com os objetivos da unidade curricular, uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema na área da produção audiovisual. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incluirá os seguintes elementos:
- Participação nas atividades das aulas e realização de tarefas (10%);
- Teste presencial escrito (50%);
- Trabalho de pesquisa (em grupo) e sua apresentação oral em aula (40%).

Os estudantes com estatuto especial devem contactar a docente da UC até ao final da primeira quinzena do semestre, para definir as formas de avaliação.

Página gerada em: 2024-04-29 às 03:29:20